Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





O Halloween em leituras

por Carolina, em 01.11.15

Este Outubro tinha todo um plano de leituras preparado. Gosto sempre de combinar os meus livros com a época do ano, e ainda que isso não seja uma regra a seguir à risca, por meados do Halloween gosto sempre de ler terror, mistério e suspense (da mesma forma que o Natal me puxa para os romances lidos à frente da lareira).

Este ano o plano saiu-me furado. Pelo meio meteram-se tarefas inesperadas que me roubaram muito do tempo livre em que aproveitava para ler, e assim toda uma lista de cinco livros (que estive para partilhar convosco mas que, pelos mesmos motivos, não consegui) não foi cumprida. Li dois livros em Outubro, um deles com ilustrações à mistura, o que ajudou - e muito - a acelerar o passo.

Foram eles o "Sete Minutos Depois Da Meia-Noite" e o "Drácula". Do primeiro sempre ouvi maravilhas. Correspondeu às expetativas e levou um carimbo de cinco estrelas. Um livro que devia ser lido por todos e que nos fala de um monstro que bem conhecemos, e que pode ser tão ou mais assustador que os das histórias de ficção.

O outro, uma completa desilusão. Esperava um clássico que ia devorar em poucos dias, depois de ter lido o Carmilla e saber que inspirou a história de Bram Stoker. Estava redondamente enganada. Uma história de vampiros em que o vampiro pouco aparece e com personagens desinteressantes (abro uma exceção ao Van Helsing e ao Dr. Seward). Talvez com metade das páginas tivesse sido mais suportável, assim foi tudo menos isso. Tirando a primeira parte, que se passa no castelo do conde, tudo resto é um enrolar de pormenores repetitivos que termina com um final deveras anticlimático. Não gostei, foi uma desilusão e deu-me uma ressaca literária daquelas.

Agora seguem-se Novembro e Dezembro, também eles já com alguns livros escolhidos a dedo, e esperando que melhores do que os anteriores, que este ano tem sido péssimo em termos de leituras.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Imagem de perfil

De Blueberries a 01.11.2015 às 16:28

Que pena que o segundo livro tenha sido uma desilusão.
Boas leituras querida.
Um beijinho.
Imagem de perfil

De • Smartie a 01.11.2015 às 17:18

Ohh, é pena que não tenhas gostado do segundo :(
Beijinhos
Imagem de perfil

De Violinista a 01.11.2015 às 17:28

Lamento que não tenhas gostado do Drácula.
Mas para quem vai à espera de algo como nos filmes que hoje há sobre a obra é fácil apanhar uma desilusão: a ideia original do livro é mesmo fazê-lo como um romance epistolar: cartas, diários, recortes de jornal, como se pudesse dessa forma tornar-se mais credível. E agora pode-te não parecer nada, mas é um clássico porque dentro da sua realidade foi revolucionário. E a origem do resto dos romances de vampiros.
Imagem de perfil

De Carolina a 01.11.2015 às 19:27

Por acaso nunca vi as adaptações, por isso nem sabia bem ao que ia.
Não me desiludiu o seu formato, desiludiram-me as personagens, que achei desinteressantes. Porque consigo entender a ideia que se pretende passar, e acho de facto bastante interessante a forma como o autor o decidiu fazer, mas isso por si só não "salvou" o livro para mim.
Com o Carmilla aconteceu-me completamente o contrário: adorei. E sabendo que tinha influenciado as histórias vampíricas que se seguiram, nomeadamente o Drácula, esperava muito mais.
Imagem de perfil

De Violinista a 01.11.2015 às 20:07

Creio que é também um pouco por causa da época. Mentalidades mudam, e vamos a ver, dantes acreditava-se que as mulheres não puxavam muito pela cabecinha e eram mais frívolas. Portanto, temos uma Mina e uma Lucy que nos soam muito mais desinteressantes que os cavalheiros, e por sua vez dentro destes são os dois médicos que dão mais. E a personagem que daria mais interesse é precisamente o que não fala e mal aparece, que é o vampiro, e é um terror que consome pela calada e deixa marcas, mas não a presença.

Calma que não te vou obrigar a gostar do livro. Nem todos são obrigados a gostar do mesmo, apenas comentei por achar interessante a discussão e partilhar mais pontos de vista.

Comentar post






Arquivo


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




blogging.pt