Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Um Natal mais escuro

por Carolina, em 16.12.14

De ano para ano diminuem as decorações e iluminações de Natal no sítio onde vivo. Sei que não é assim em todo lado, que há sítios que ainda resistem a este corte, mas aqui tem sido cada vez pior de ano para ano.

Há dois anos que já não havia quase nada, uma luz aqui e ali, numa rotunda e numa árvore ou outra. Este ano não há nada. Nada. Nem parece que é Natal. Só sei que é Natal porque o calendário marca o mês de Dezembro. Assim o Natal fica mais triste. Lembro-me de quando era criança, bastava ir a casa da minha avó para passar por montes de ruas cheias de luzes penduradas por todo o lado. É uma das melhores recordações que tenho do Natal. A minha avó até me proibia de ir à janela porque os fios estavam tão perto que ela tinha medo que eu lhes tocasse. E eu, sem ela me topar, lá ia às escondidas espreitar pela janela para ver aquelas cores todas a piscar e a iluminar a rua. Podia passar horas a olhar para as luzes.

Agora pergunto-me se o Natal das crianças não é mais triste, sem luzes por todo o lado para darem às ruas aquele ambiente e espírito natalícios.

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Imagem de perfil

De • Smartie a 16.12.2014 às 16:20

Concordo plenamente...este ano também não tenho visto praticamente nada em termos de decorações/iluminações natalícias :(
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 18:00

Já somos duas! Temos que nos juntar e ir numa busca pelas luzes de Natal ehehe.
Beijinhos
Imagem de perfil

De • Smartie a 16.12.2014 às 18:02

Parece-me uma óptima ideia, ahah :D
Beijinhos*
Imagem de perfil

De Ana Brites a 16.12.2014 às 16:23

Concordo contigo! Quando era criança, no percurso de minha casa à da minha avó, espreitava pela janela do carro as luzes que haviam em todo o lado. Sentia-se mesmo aquele espírito natalício. Agora, nesse mesmo percurso, conto com apenas uma mão as luzes que vejo. É triste, nem parece Natal....
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 18:00

É isso mesmo... só sabemos que é Natal porque marca no calendário. Para mim isso é triste.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Mafalda M. a 16.12.2014 às 16:43

Concordo.
Em Cascais nota-se o facto de terem reduzido em alguns decorativos pela vila. Mesmo assim o espírito natalício ainda se mantém em algumas ruas...
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 17:59

Felizmente ainda há sítios que resistem! :)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Vanessa a 16.12.2014 às 16:50

Concordo. De ano para ano as coisas têm descaído imenso. Lembro-me que na minha terra haviam luzes por todo o lado e era super giro passear nas rua durante o mês de Dezembro, agora só a Junta de Freguesia é que tem uma estrela luminosa. Tristeza.
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 17:59

Eu este ano ainda não vi um sítio que tivesse luzes de Natal, pelo menos no sítio onde vivo e arredores, mas também ainda não fui para o centro de Lisboa. Mas está mesmo cada vez pior...
Beijinhos
Imagem de perfil

De Vanessa a 16.12.2014 às 19:56

O sítio onde vi o "natal nas ruas" até agora, foi no Almada Fórum e no Alegro. Por Évora só agora é que começaram a meter as coisas e é tudo na praça principal e coisinhas nas rotundas. Lá em baixo, não vi nada ainda.
Imagem de perfil

De Sofia Almeida a 16.12.2014 às 16:51

Não podemos censurar as pessoas por quererem cortar na eletricidade... mas é triste, sim. Gosto da teoria de que o Natal se celebra nesta altura por coincidir com o solstício de Inverno, as luzes ajudam a compensar a escuridão das noites mais longas do ano. De qualquer forma, as luzes são uma grande parte do Natal.
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 17:57

Claro que sim, mas se formos por aí... podíamos poupar em muitas coisas mais! Mas eu percebo. E claro, concordo, as luzes dão outro espírito à coisa.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.12.2014 às 17:44

O Natal está para além das luzes e das compras. O Natal na aldeia do meu pai em 1960 nem luz elétrica tinha, mas não faltava o bom lenho a arder no átrio da Igreja. Era quase uma aldeia comunitária e nos Natais pouco havia mais do que os dias normais, mas nunca assisti a um Natal tão cheio de amor e fraternidade.
Imagem de perfil

De Carolina a 16.12.2014 às 17:54

Claro que o Natal não são as luzes ou as compras, não foi isso que escrevi nem foi o que quis transmitir. Para si, o espírito natalício pode passar por essa memória da aldeia do seu pai e da lenha a arder. Para mim, uma das memórias que me transmite espírito natalício eram as luzes nesta época e o tempo que ficava a olhar para elas. Claro que para mim o Natal é juntar a família à mesa, tudo a falar alto e a contar histórias, o tempo a seguir ao jantar com toda a gente sentada pelo sofá e pelo chão a brincar e a divertir-se. Só acho triste que certas "tradições" ou memórias, como esta das luzes, não se possam manter hoje em dia.
Espero agora ter-me expressado melhor! :)
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Cris a 16.12.2014 às 19:16

Por aqui ainda vão brilhando umas luzes. Eu também cresci com muitas luzes e casa cheia no Natal...outros tempos...agora, não gosto assim tanto da época..
Imagem de perfil

De Carolina a 17.12.2014 às 11:26

Acho que à medida que vamos crescendo, a época de Natal perde mais aquele brilho que costumava ter quando éramos crianças. Ainda assim, continuo a gostar do Natal e a celebrá-lo todos os anos.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De A a 17.12.2014 às 01:27

Olá

Acho que as luzes mudaram de sítio. Têm mudado ao longo dos anos. Há ruas que vejo iluminadas - e bem bonitas - pela primeira vez este ano. Há ruas que deixaram de ter luzes. Mas todos os anos noto um bocadinho estas "perdas" e "ganhos". Lembro-me de num ano ter notado o Castelo de S. Jorge (Lisboa) iluminado quando antes não acontecia.
Talvez seja importante fazer percursos maiores, fazer percursos diferentes, andar até encontrar e capturar as luzes deste ano.
E certamente para uma Fireflies encontrar luzes a vadiar nas ruas, árvores e espaços públicos é uma sensação de conforto ;-) .

Boas festas, e boas caçadas de luzes (e de Luz!)
A.
Imagem de perfil

De Carolina a 17.12.2014 às 11:24

Infelizmente este ano ainda não tive a oportunidade de ir à procura das luzes, mas quero ver se o faço ainda este fim-de-semana! É sempre um passeio que adoro fazer.
Obrigada e Boas festas! :)
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.12.2014 às 10:59

Passem em Alcácer do Sal, por aqui a iluminação de Natal veio para ficar.
Imagem de perfil

De Carolina a 17.12.2014 às 11:26

É bom saber isso! :)
Beijinhos

Comentar post






Arquivo


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




blogging.pt